Comunicações, Conferências, Palestras
-2013- Comunicação, “Função Identitária do Romantismo na Poesia de José da Silva Maia Ferreira”, Homenagem a José da Silva Maia Ferreira, em celebração da doação do Espólio do Autor à Torre do Tombo, Lisboa.
-2013- Comunicação, “A narrativa (Romântica) do Negro, em O Escravo, de José Evaristo de Almeida, Congresso Internacional “Senhores e Escravos nas Sociedades Ibero-Atlânticas”, Lisboa, Faculdade Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de lisboa.
-2013- Conferência, “Perfil Poético de Jorge Barbosa”, Homenagem a Jorge Barbosa, Fórum Romeu Correia, Almada.
-2013- Conferência, “Garrett e As Viagens na Minha Terra“, Associação de Professores do Concelho de Almada e  Universidade Sénior de Almada.
-2012- Conferência, “A Escrita de Eugénio Tavares”, Associação Cabo-Verdiana, Lisboa.
-2012- Conferência, “Poesia Cabo-Verdiana da Modernidade”, Associação de Professores do Concelho de Almada e  Universidade Sénior de Almada.
-2012- Conferência, “Baltasar Lopes da Silva, Filólogo e Ensaísta em Linha Recta”, Associação Cabo-Verdiana, Lisboa.
-2011- Comunicação, “Elogio de Arnaldo França”, em «Homenagem a Arnaldo França», Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, Praia.
-2011- Comunicação, “Deambulações literárias: Literatura e diáspora/Cabo Verde: memória e reconciliação, in “Literatura e Deambulações”, Jornada Científica, Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras de Lisboa.
-2011- Comunicação, “As mulheres no Almanach do Cónego Teixeira (1895-1899)”, “Encontro Luso-Brasileiro, As mulheres e a imprensa periódica”, CLEPUL-6, Faculdade de Letras de Lisboa.
-2011- Comunicação, “Cabo Verde- Entre Periferia e Centralidade”, Congresso Internacional “As Ilhas e a Europa. A Europa das Ilhas”, Centro de Estudos de História do Atlântico, Funchal.
-2010- Comunicação, “Luís Bernardo Honwana, Nós Matámos o Cão Tinhoso”, apresentação do Autor-Obra, com a presença do Escritor, Jornada a propósito da encenação da peça Nós Matámos o Cão Tinhoso pelo grupo teatral “O Bando”, Auditório da Câmara Municipal de Palmela
-2010- Comunicação, “Poética de Arménio Vieira”, Escritor galardoado com o Prémio Camões, apresentação oficial pela Embaixada de Cabo Verde com a presença do escritor, Palácio Foz, Lisboa.
-2010- Comunicação, “Literaturas lusófonas: panorâmicas e descrições periodológicas”, “Colóquio Literaturas Africanas e Lusofonia”, Universidade de Friburgo/Instituto Camões.
-2010- Comunicação, “Sobre Linguagens Literárias Cabo-Verdianas: Passado, e que Futuro!…”, “Colóquio sobre a Língua Portuguesa e Diálogo Cultural”, Universidade de Cabo Verde/ Departamento de Ciências Sociais e Humanas/ Instituto Camões, por ocasião da visita do Presidente da República de Portugal a Cabo Verde.
-2010- Comunicação, “A Mestiçagem Cultural e Literária em Mia Couto”, “Colóquio Internacional Mia Couto”, Departamento de Português do Instituto Superior de Tradutores e Intérpretes (Hoger Instituut Voor Vertalers en Tolken), Antuérpia.
-2010- Conferência, “O Historial da Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na FLUL”, Jornada “Escrita e escritas Africanas”, CLEPUL/Área 2, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Homenagem a Alberto Carvalho, 40 anos na FLUL, 35 anos no CLEPUL, FLUL, Lisboa.
-2009- Comunicação, “Baltasar Lopes, Linguista e Ensaista”, “Colóquio 60º Aniversário da Sociedade da Língua Portuguesa/ Língua, Culturas e Identidades”, Sociedade da Língua Portuguesa, Lisboa.
-2009- Comunicação, “Reler De Angola à Contracosta, de Capelo e Ivens”, Jornada “O Oriente nas Literaturas de Língua Portuguesa”, CLEPUL-Áreas 1 e 2, Faculdade de Letras de Lisboa.
-2008 – Comunicação, “Cultura e Literatura Cabo-Verdianas”, Universidade da Madeira, Funchal.
-2008- Comunicação, “Baltasar Lopes, Homem de Cultura”, por ocasião do “Dia Mundial do Livro”, Sessão de Homenagem a Baltasar Lopes da Silva, Centro Nacional de Cultura, Lisboa.
-2008- Conferência, “Baltasar Lopes a Claridade e Chiquinho”, Biblioteca Municipal de Carnaxide, Carnaxide.
-2007- Comunicação, “Baltasar Lopes, um escritor de Palavra”, Celebração do centenário do nascimento de Baltasar Lopes, Vila da Ribeira Brava, S. Nicolau, Cabo Verde.
-2007- Comunicação, “Alocução aos Congressistas: Saudação, Relatório e Propostas dos Congressistas”, “Colóquio Comemoração do Centenário da Geração da Claridade“, Mindelo, Cabo Verde.
-2007- Comunicação, “Realismo e Existência em Manuel Lopes, entre Eduardinho e Edumir”, in “Colóquio Baltasar Lopes e o Movimento da Claridade“, Centro de Literatura Portuguesa/ Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
-2007- Comunicação, “Um triângulo crítico: Gilberto Freyre,  Baltasar Lopes e Cabo Verde” in  “Colóquio Comemorativo do Centenário da Geração da Claridade, Mindelo.
-2006- Conferência, “Contextualização histórica e filosófica da Páscoa”, Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Colégio Miramar, Lagoa, Mafra.
-2005- Comunicação, “Brasil visto por Osvaldo Alcântara e Jorge Barbosa”, “Lisboa no Caminho de Santiago”, Faculdade de Letras de Lisboa.
-2005- Comunicação, “António Aurélio Gonçalves, leitor de Erico Veríssimo”, “Gato Preto por Terras de Portugal”, na Comemoração do centenário de Erico Veríssimo, Faculdade de Letras de Lisboa.
-2004- Comunicação, “Romantismo em Cabo Verde: fundação da consciência (literária) nacional”, “História(s) da Literatura: 1º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas”, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga.
-2004- Conferência, “A língua portuguesa e a escrita de Mia Couto”, Colégio de S. Gonçalo, Amarante.
-2004- Conferência, “Poética e Lirismo em Paraíso Apagado por um Trovão”, de José Luís Tavares, Livraria Ler Devagar, Lisboa.
-2004- Palestra, “Simbolismo étnico em Chiquinho, de Baltasar Lopes”, Convívio de S. Nicolau/ Filhos e amigos de S. Nicolau, Lisboa.
-2003- Comunicação, “A Escola na Moderna Literatura Cabo-Verdiana”, “Congresso Internacional sobre História e Situação da Educação em África e Timor”,  Universidade Nova de Lisboa.
-2003- Comunicação, “Viagens nas literaturas africanas: iniciação, demanda, contradição”, “Congresso de Literaturas Africanas/ Língua Portuguesa, Cinco Povos Cinco Nações”,  Faculdade Letras da Universidade de Coimbra.
-2003- Comunicação, “As ideias românticas em Cabo Verde no séc. XIX”, “Colóquio Espaços, fronteiras, memória, em África”, Silves.
-2003- Conferência, “Mia Couto, a escrita da Vida”, “8º Encontro de Professores de Português-Homenagem a Mia Couto”, Areal Editores, Lisboa.
-2003- Conferência, “A escrita da diáspora: os cabo-verdianos em Portugal”, “Ciclo de Conferências sobre a Diáspora”, Departamento de Germanística, Faculdade de Letras de Lisboa.
-2003- Conferência, “Relações interculturais crioulas em Cabo Verde”, URF-Letras/ Departamento de Português, Cátedra Lindley Cintra, Universidade de Paris X, Nanterre.
-2003- Conferência, “Palavra ontológica e instauração da ordem na narrativa de Mia Couto (Cada homem é uma raça,  Terra Sonâmbula e O último vôo do Flamingo)”, Cátedra de Língua e Literatura Portuguesa, Universidade de Milão.
-2003- Conferência, “Autobiografia e Identidade em Chiquinho, de Baltasar Lopes”, Instituto Superior de Educação, Praia, Cabo Verde.
-2003- Palestra, “Registos orais e escritos na narrativa de Gabriel Mariano”, URF.-Letras/ Departamento de Português, Cátedra Lindley Cintra, Universidade de Paris X, Nanterre.
-2003- Palestra, “A veemência do amor em Felizmente há Luar, de Luís Stau Monteiro, Escola Secundária da Moita.
-2002- Comunicação, “O evasionismo em Jorge Barbosa”, “Encontro Homenagem a Jorge Barbosa, Centenário do nascimento do poeta (22/5/1902)”, Sociedade de Língua Portuguesa/ Universidade Lusófona, Lisboa.
-2002- Comunicação, “O jogo da escrita em O Inferno, de Arménio Vieira”, “I Colóquio de Litarturas Românicas. O Jogo no Jogo Divertimento, Experimentalismo, Problematização do Literário”, Universidade do Algarve, Faro.
-2002- Comunicação, “O espaço na formação do imaginário cabo-verdiano”, “Semana Cabo-Verdiana”, Instituto de Tradutores e Intérpretes, Antuérpia.
-2002- Comunicação, “Arte do conto oral na escrita de Gabriel Mariano”, “Colóquio Nacional Letras em Diálogo e em Contexto: Rumos e Desafios”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
-2002- Conferência, “O poeta Manuel Lopes e a Claridade”, “Colóquio “Manuel Lopes, um construtor da identidade nacional cabo-verdiana”, Associação Cabo-Verdiana, Lisboa.
-2002- Conferência, “Panorâmica da moderna literatura angolana”, Departamento de Português, Universidade Palacký, Olomouc .
-2002- Conferência, “Periodologia literária, modernidade e estética realista na literatura cabo-verdiana”, Departamanro de Português, Universidade Palacký, Olomouc.
-2001- Comunicação, “Estéticas Cabo-Verdianas do Séc. XIX/ Cena poética inaugural”, “IV Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada”, Universidade de Évora.
-2001- Conferência, “Relações interculturais na tradição oral cabo-verdiana”, “II Encontro da Literatura Infanto-Juvenil- A Literatura Infanto-Juvenil numa Perspectiva Multicultural”, Câmara Municipal do Barreiro, Barreiro.
-2001- Conferência, “Representação do espaço nas relações interculturais de tradição oral cabo-verdiana”, “Estudos Gerais Livres”, Universidade de Lisboa.
-2001- Conferência, “A representação conotativa, a escuta e a escrita da vida do povo em Mia Couto” (Cada homem é uma raça), Universidade de Milão.
-2000- Comunicação, “Representação literária do negro da Guiné: Estereótipos medievais e renascentistas”, “XVème Congrès International Rencesvals pour l´Étude de l´Epopée Romane”, Universidade de Poitiers.
-2000- Comunicação, “Tendências dominantes nas literaturas lusófonas contemporâneas”, “Encontro sobre Poesia Africana Contemporânea”, Mindelo, Cabo Verde.
-2000- Comunicação, “Gilberto Freyre, a Lusofonia e suas repercussões na literatura cabo-verdiana”, “Colloque Gilberto Freyre et la France”, Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, Faculdade de Letras da Universidade de Poitiers.
-2000- Comunicação, “Figurations de la terre dans l’imaginaire spatial cap-verdian”, “Colloque Figurations identitaires dans les littératures portugaise, brésilienne & africaines de langue portugaise”, Universidade de Paris VIII, Saint Denis-Vincennes.
-2000- Conferência, “Estética e ciência na exploração científica em África, finais do Séc. XIX”, “Colóquio O Olhar do Viajante”, CLEPUL/L.3, Faculdade de Letras de Lisboa.
-2000- Conferência, “A viagem e o conhecimento de novos mundos: descobrimento, expansão, aventura, exploração Científica”,  Instytut Filologii Romanskiej, Universidade Jagiellonski de Cracóvia.
-2000- Conferência, “Gilberto Freyre, a lusofonia e a literatura cabo-verdiana”, UFR de Línguas, Literaturas e Civilisações Clássicas e Modernas, Instituto de Estudos Hispânicos e Portugueses, Universidade de Tours.
-2000- Conferência, “Morte e resgate da vida em «O Enterro de Nhâ Candinha Sena»”, de António Aurélio Gonçalves, Biblioteca Municipal, Mindelo, Cabo Verde.
-2000- Conferência, “A Viagem, aculturação cosmopolita e perda de substância identitária nacional”, Centro Cultural Português, Maputo.
-2000- Conferência, “Literatura de Viagens, evolução entre regionalismo e cosmopolitismo”, Centro Cultural Português de Vigo.
-2000- Palestra, “Sentido da viagem-deslocação/fuga, em Portagem, de Orlando Mendes”, Departamento de Literaturas Modernas, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.
-2000- Palestra, “Leitura ritmada do conto«O Construtor», de Baltasar Lopes”, “Lusofonia em Letras”, Projecto X, Licenciatura em Estudos Africanos, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1999- Conferência, “José Craveirinha, o homem e o poeta”, “Jornada em «Homenagem a José Craveirinha, cidadão honorário de Aljezur”, Paços do Concelho do Município de Aljezur.
-1999- Comunicação, “Como se diz a verdade num documento de literatura de viagens”, “III Reunião Internacional sobre História de África”, Centro de História e Cartografia Antiga, Junta de Investigação Científica e Tropical, Lisboa.
-1999- Comunicação, “As línguas nacionais e o português”, “Ponte dos Afectos, III Encontro do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa”, Biblioteca Municipal de Praia, Cabo Verde.
-1999- Conferência, “África nos textos de viagem portugueses”, Jornada “Imagens de África”, CLEPUL/L 4, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1999- Conferência, “Cultura, língua e literatura cabo-verdiana”, Universidade de Évora.
-1999- Conferência, “Almeida Garrett: A´Viagem´ em busca da nação”, Universidade de Toulouse-le Mirail.
-1999- Conferência, “Almeida Garrett e a questão da escrita em Viagens na Minha Terra, Universidade de Paris III-Sorbonne Nouvelle.
-1999- Conferência, “A viagem intercidades em Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett”, Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Filosofia y Letras, Universidade de Cáceres.
-1999- Conferência, “A viagem romântica em Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett”, URF de Estudos Românicos, Eslavos e Orientais, Universidade de Lille III.
-1999- Conferência, “A forma da viagem, Lisboa-Santarém e Santarém-Lisboa, em Viagens na Minha Terra», de Almeida Garrett, Departamento dos Países de Língua Portuguesa, Univiversidade de Paris VIII, Vincennes-Saint Denis.
-1999- Conferência, “A estética romântica na formação das literaturas africanas de língua portuguesa”, Departamento de Filologia Galega e Portuguesa, Universidade de Corunha.
-1999- Conferência, “Maria Isabel Barreno, O Senhor das Ilhas: em torno da questão da identidade nacional e das imagens étnicas da sociedade cabo-verdiana”, Universidade de Toulouse-le Mirail.
-1999- Palestra, “Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia- Álvaro Velho”, URF de Estudos Ibéricos et Latino-Americainos, Universidade de Paris X, Nanterre.
-1999- Palestra, “Repercussões de Garrett, Antero, Cesário nas literaturas africanas de língua portuguesa”, Departamento de Filologia Portuguesa, Universidade de Santiago de Compostela.
-1998- Comunicação, “Autobiografia e Individualidade nacional nas literaturas africanas de língua portuguesa e francesa”, «III Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada/Literatura e Pluralidade Cultural», Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
-1998- Comunicação, “O campo e a cidade nas literaturas africanas de língua portuguesa e francesa”, “Jornadas Africanas”, Universidade Nova de Lisboa.
-1998- Comunicação, “Representação do espaço em Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto”, Colóquio “A Vertigem do Oriente- Modalidades Discursivas no Encontro de Culturas”, Macau.
-1998- Conferência, “A literatura cabo-verdiana e os seus mitos”, Curso “Mitos, Ritos e práticas sociais”, Universidade Aberta, Lisboa.
-1998- Conferência, “A retórica da conotação na escrita poética de Fernando Pessoa”, Universidade de Toulouse-le Mirail.
-1998- Palestra, “Poesia de Manuel Lopes”, “Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde”, Lisboa.
-1997- Comunicação, “Para o estudo do Crioulo, em Memória de Mário António”, “Encontro de Crioulismo, em Homenagem a Mário António, Universidade Nova de Lisboa.
-1997- Comunicação, “Neo-Realismo e Realismos em Cabo Verde e Angola: Algumas afinidades e muitas diferenças”, “Colóquio do Neo-realismo”, Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira.
-1997- Comunicação, “Camões no espaço da lusofonia africana”, “Forum Camões”, Constança.
-1997- Comunicação, “Os itinerários náuticos portugueses”, “Congresso da Associação Internacional de Literatura Comparada”, Leiden.
-1997- Comunicação, “Viagem e metáfora de exílio nas literaturas africanas de língua portuguesa”, Seminário de Literatura Comparada “A Literatura e Exílio”, Universidade de Nova Delhi.
-1997- Conferência, “Introdução às literaturas africanas de língua portuguesa”, Associação “O Regresso das Caravelas”, Universidade Católica, Lisboa.
-1996- Comunicação, “Interacção Cultural no Espaço Lusófono”, Encontro “Interculturalismo e Cidadania nos Espaços Lusófonos”, Estudos Gerais da Arrábida-Conferências do Convento.
-1996- Comunicação, “Discursividade literária do português na literatura angolana”, Colóquio de Lusitanistas “A língua portuguesa em Viagem”», Comemoração do cinquentenário do Leitorado de Português em Zurique, Universidade de Zurique.
-1996- Comunicação, “‘Roteiros’: relations de voyage au commencement de l´époque des découvertes”, Séminaire “Études sur le voyage en Littérature” et Colloque “Les récits de voyage: Typologie, Histoire”, CNCDP-AILC, Centro Cultural Português, Fundação Calouste Gulbenkian/ Sorbonne.
-1995- Comunicação, “Les Itinéraires de la Défaite, dans Natureza Morta e Chiquinho”, Encontro «A Viagem na Literatura», Estudos Gerais da Arrábida-Conferências do Convento.
-1995- Comunicação, “A alameda da infância, entre a cidade e o musseque, em A Cidade e a Infância, de Luandino Vieira”, “Premières Rencontres Lusophones/ Regards sur la Ville au XXe siècle”, Universidade de Toulouse-le Mirail.
-1995- Conferência, “O conto africano, suas funções pedagógica, lúdica e crítica”, Universidade de Lyon.
-1995- Conferência, “A questão da nacionalidade literária ou o dever ser da literatura”, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.
-1995- Conferência, “Marrocos na literatura de viagens portuguesa: o Esmeraldo de Situ Orbis“, de Duarte Pacheco Pereira”, Leitorado de Português da Universidade de Rabat.
-1995- Conferência, “O itinerário à vista da costa” em o Esmeraldo de Situ Orbis“, de Duarte Pacheco Pereira, Leitorado de Português da Universidade de Fez.
-1995- Palestra, “O conhecimento português da costa marroquina nos séc. XV e XVI: o negro e o ouro”, Universidade de Casablanca.
-1995- Palestra, “Os portugueses em viagem”, por ocasião da exposição itinerante “As Viagens dos Portugueses no Mundo”, Leitorado de Português da Universidade de Fez.
-1995- Palestra, “Introdução às literaturas africanas de língua portuguesa: o tema da escrita na poesia moçambicana”, Leitorado de Português da Universidede de Lyon.
-1995- Palestra, “Cultura e Literatura cabo-verdiana: insularidade e fragmentação territorial”, Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras.
-1995- Palestra, “A modernidade na literatura cabo-verdiana e a sua periodização”, Universidade de Évora.
-1995- Palestra, “As Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e a problemática do seu comprometimento”, em “Conversa à Hora do Almoço”, Instituto de Cultura Francesa, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1994- Comunicação, “Dialogismo e nacionalidade literária, em Lueji, de Pepetela”, “II Simpósio Luso-Afro-Brasileiro de Literatura, Nacionalismo e Regionalismo”, Instituto de Literatura Portuguesa, Instuto de Cultura Brasileira e Instituto de Estudos Africanos, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1994- Comunicação, “Cultura e Literatura Africana: a poesia entre o nacional e o nacionalismo”, “I Curso Internacional de Cascais, Portugal e o Mundo”, Câmara Municipal de Cascais.
-1994- Comunicação, “Convergences et Divergences dans les Littératures Lusophones”, “Jornadas de Literaturas Africanas”, Universidade de Toulouse-le Mirail.
-1994- Comunicação, “A paródia e a ironização do poder, em O Eleito do Sol, de Arménio Vieira”, “Colloque International “Lusophonie-Lusographie”, Universidade de Rennes II.
-1994- Comunicação, “Duarte Pacheco Pereira, Capelo & Ivens e Henrique Galvão, três tempos de encontros e desencontros de culturas”, “Congresso Internazionale Portugal e os Mares: um Encontro de Culturas”, Intituto Universitario Oriental, Nápoles.
-1994- Conferência, “O conto na narrativa tradicional africana”, Faculdade de Filologia da Universidade de Barcelona.
-1994- Conferência, “Motivação nacional/nacionalista nas literaturas africanas de língua portuguesa”, Leitorado de Português da EUTI-Universidade Autónoma de Barcelona.
-1993- Comunicação, “Magie et tradition dans l´écriture littéraire de l´Histoire”, “Colloque International “Magie et Fantastique dans le Pacific”, Papeete, Tahiti.
-1993- Comunicação, “Evasionismo, configuração existencial da insularidade”, “Convegno Internazionale “Coscienza Nazionale nella Letterature Africane di Lingua Portoghese”, Universidade de Milão.
-1993- Conferência, “A cultura africana, o corpo e o texto”, Universidade de Évora.
-1992- Comunicação, “Identidade política do mestiço João Xilim em Portagem, de Orlando Mendes”, «Exposição de Pintores Lusófonos», Universidade Anthropos, Barcelona.
-1992- Conferência, “Poesia cabo-verdiana do Séc.XIX: os poetas ditos de Almanach”, “Estudos Gerais Livres”, Sociedade de Geografia de Lisboa.
-1992- Conferência, “Impossibilidade antropológica da viagem emigrante nas sociedades africanas tradicionais”, EUTI- Universidade Autónoma de Barcelona.
-1992- Conferência, “A Viagem por mar e terra: Carta, de Pero Vaz de Caminha e Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett”, Faculdade de Filologia, Universidade de Barcelona.
-1992- Conferência, “Emergência das literaturas africanas de língua portuguesa”, Leitorado de Português da Universidade de Milão.
-1992- Conferência, “O ruralismo, a seca e a emigração na literatura cabo-verdiana”, Leitorado de Português da Universidade de Florença.
-1992- Palestra, “A consciência nacional na literatura cabo-verdiana”, Leitorado de Português da Univwersidade de Milão.
-1992- Palestra, “Imagens do homem cabo-verdiano em Chiquinho, de Baltasar Lopes”, Sessão de Literaturas Lusófonas, Universidade Anthropos, Barcelona.
-1992- Palestra, “Historial da docência das Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa na FLUL”, “Evocação de Manuel Ferreira- Jornadas Universitárias de Estudos Africanos”, Universidade Nova de Lisboa.
-1991- Comunicação, “Pontos de vista em Terra Morta, de Castro Soromenho, e em Chuva Braba, de Manuel Lopes”, “Encontro A Comunidade Africana em Portugal”, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Lisboa.
-1991- Comunicação, “Fala crioulo-portuguesa em Chiquinho, de Baltasar Lopes”, “Simpósio sobre a Língua portuguesa”, Escola Superior de Educação de Santarém.
-1991- Comunicação, “Caminhos literários da Carta de Pero Vaz de Caminha”, Colloque Franco-Portugais “Découvertes et Rencontre de Cultures: Histoire et Mémoire (XV-XIX)”, Universidade de Paris IV, Sorbonne-Universidade de Rennes II.
-1991- Palestra, “A recuperação da história literária angolana”, Escola Oficial de Idiomas de Barcelona.
-1991- Palestra, “Singularidades na poesia angolana e cabo-verdiana”, “Jornada de Literaturas Lusófonas”, EUTI- Universidade Autónoma de Barcelona.
-1990- Comunicação, “O ´Ultimato´ operador do universal/particular na poesia cabo-verdiana de José Lopes”, “Congresso de História sobre o ´Ultimato´”, Departamento de História, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1990- Comunicação, “Baltasar Lopes, a Obra e o Homem”, “Ciclo Baltasar Lopes, Escritor do Trimestre”, Centro Cultural Português, Fundação Calouste Gulbenkian, Paris.
-1990- Comunicação, “Visão histórico-evolutiva da literatura angolana”, “3. DASP-Symposium 1990 Schwerpunkt Angola”, Portugiesisch-Brasilianisches Institut für Afrika-nistikder Universidade de Colónia.
-1990- Comunicação, “O crioulo cabo-verdiano segundo a ficção de Baltasar Lopes”, “XII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa ´Singularidades de uma Cultura Plural´”, Rio de Janeiro, Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense.
-1990- Conferência, “Oportunidade do diálogo entre culturas”, no encerramento da “Semana Africana de 1990″, Departamento de Língua e Cultura Portuguesa/Instituto de Estudos Africanos, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1990- Conferência, “A Escola na formação da cultura literária de Cabo Verde”, na efeméride da Independência Nacional de Cabo Verde, Sociedade de Geografia de Lisboa.
-1990- Conferência, “A ficção autobiográfica nas literaturas africanas”, Associação de Escritores Moçambicanos, Maputo.
-1990- Conferência, “Baltasar Lopes, um escritor polígrafo”, Centro Cultural Português, Maputo.
-1990- Conferência, “O autor, o livro e o leitor”, Associação de Escritores Moçambicanos, Maputo.
-1990- Palestra, “Actualidade e futuro da língua portuguesa em Africa”, cerimónia de inauguração do Leitorado de Português, Gand.
-1990- Palestra, “Dois escritores portugueses, João de Melo e Nuno Júdice”, “Feira Internacional do Livro”, Bruxelas.
-1990- Palestra, “O romance Chiquinho, de Baltasar Lopes”, “Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde”, Lisboa.
-1989- Comunicação, “A quem ´Quem (me) dera ser onda´?”, “I Simpósio Internacional sobre Cultura Angolana, Homenagem a Agostinho Neto”, Universidade do Porto.
-1989- Comunicação, “Da Oralidade na Narrativa Contemporânea”, “I Congresso Nacional e Simpósio Internacional de Literatura Comparada/Os Estudos Literários (entre) Ciência e Hermenêutica”, Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Faculdade de Letras de Lisboa-Universidade de Évora.
-1989- Conferência, “Tradição oral e literatura escrita angolana: risco de ruptura”, Exposição  de Pintura de Eleutério Sanches, com patrocínio do ICALP, Hotel Méridien, Lisboa.
-1989- Conferência, “Baltasar Lopes e Almeida Garrett, afinidades biográficas e culturais”, Centro Cultural Português, Praia.
-1989- Conferência, “Figurações humanas na ficção de Baltasar Lopes”, Centro Cultural Português, Mindelo.
-1989- Conferência, “Introdução às literaturas africanas de língua portuguesa”, Portugiesisch-Brasilienisches Institut da Universidade de Colónia.
-1989- Palestra, “Lembrança de Baltasar Lopes, o professor e o escritor”, “Associação dos Antigos Estudantes do Ensino Secundário de Cabo Verde”, Lisboa.
-1988- Comunicação, “Os problemas da língua e o conhecimento das culturas”, “I Encontro das Universidades de Língua Portuguesa”, Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Lisboa.
-1986- Comunicação, “Do classicismo-romantismo ao realismo da Claridade”, “Simpósio comemorativo do cinquentenário da Revista Claridade”, S. Vicente, Cabo Verde.
-1985- Comunicação, “Emigração e Orfandade em Chiquinho, de Baltasar Lopes”, “Colóquio sobre Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”, Fundação Calouste Gulbenkian-ACART, Lisboa.
-1984- Comunicação, “Para um estudo da significação dos géneros nas Memórias Póstumas de Brás Cubas“, “I Congresso Português de Literatura Brasileira”, Fundação Eng. António de Almeida, Porto.
-1984- Comunicação, “Crítica e Criação nas Literaturas da África Negra: tradição e modernidade”, “X Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa- I Colóquio Luso-Brasileiro de Professores Universitários de Literaturas de Expressão Portuguesa”, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1984- Comunicação, “Emergência do discurso da agressividade na poesia cabo-verdiana”, “Colóquio Internacional sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”, Centro Cultural Português-Fundação Calouste Gulbenkian, Paris.
-1983- Comunicação, “Tradição oral africana”, Colloque International sur la Tradition Orale comme Source de la Littérature Contemporaine en Afrique, ICA-Unesco/Pen Internacional, sob o alto Patricínio da Presidência da República do Senegal, Dakar.
-1983- Conferência, “A realidade da literatura [contemporânea] cabo-verdiana”, Sociedade da Língua Portuguesa, Lisboa.
-1982- Comunicação, “O escritor e o espaço de cultura literária africana de língua portuguesa”, “II Congresso dos Escritores Portugueses”, Associação Portuguesa de Escritores, Lisboa.
-1982- Comunicação, “O mar e o amor em Chiquinho, de Baltasar Lopes”, “Festejos do I Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário”, Praia, Cabo Verde.
-1977- Conferência, “O Livro, função social, poder de intervenção na sociedade e prazer da leitura”, Casa da Cultura, Cartaxo.

Mesas-Redondas, Seminários, Cursos/Lições
-2009-1996. Seminários, Semana UNICLÁSSICA, Departamento de Literaturas Românicas/Faculdade de Letras de Lisboa
–2009- “Em Torno da viagem De Angola à Contracosta, de Capelo e Ivens”, “Caminhos de água, caminhos de terra”.
–2008- “António Aurélio Gonçalves, “As personagens femininas, o seu estatuto social e os problemas matrimoniais”.
–2006- “Mito na Literatura Cabo-Verdiana”.
–2005- “Configurações amorosas na narrativa de Mia Couto”.
–2004- “Alegoria carnavalesca, cómico e picaresca na narrativa de Arménio Vieira”.
–2001- “Registos da oralidade e escrita literária contemporânea: “Vozes do contador, vozes coloquiais e trágicas na catástrofe da fome, fala popular, sentenciosa, irónica, burlesca e paródica”.
–2000- “Encenação (retórica, semântica) do resgate do ‘ser’ e da ‘ilha’ na poesia cabo-verdiana das décadas de 1930-1960. O discurso da razão trangressiva, politizada pelo devir ideológico”.
–1999- “As personagens urbanas e rurais, seus motivos e configurações dominantes”, na narrativa contemporânea cabo-verdiana.
–1998- “Os álibis do compromisso na verdade documental: o ‘testamento’ e o ‘processo judicial’”, em O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo e Os Dois Irmãos, de Germano Almeida.
–1997- “Os seres e as coisas na natureza agreste, insular, de Cabo Verde”.
–1996- “Teoria e métodos literários/literatura cabo-verdiana”.
-2008- Mesa-Redonda, “Diáspora”, in Congresso “Do Brasil a Macau”, Departamento de Estudos Anglísticos , Faculdade de Letras de Lisboa.
-2008- Mesa-Redonda, “O nativismo brasileiro e os designados Pré-Claridosos: estética dos poetas românticos e seu trabalho obreiro fundacionista da consciência crioula”, Feira do Livro de Lisboa.
-2008- Mesa-Redonda, “Baltasar Lopes, seu papel timoneiro da revista Claridade“, Feira do Livro de Lisboa.
-2007- Mesa-Redonda, “Manuel Lopes e a geração cabo-verdiana da Claridade no contexto da literatura portuguesa do Séc. XX”, Casa dos Açores, Lisboa.
-2008- Curso/Lição, “Autores de Referência: escritas poéticas do espaço identitário”, Literatura Cabo-Verdiana, Universidade Nova de Lisboa.
-2008- Curso/Lição, “Literatura Cabo-Verdiana”, Curso de Licenciatura em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa.
-2008-1996- Cursos/Lições, Semana UNICLÁSSICA, Departamento de literaturas Românicas/Faculdade de Letras de Lisboa
–2008- “António Aurélio Gonçalves: Figurações humanas na vida da cidade”.
–2005- “Entre o vínculo clânico tradicional e o amor moderno: uma longa história de afectos”.
–2004- “Humor, Cómico e Crítica nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”.
–2000- “Historiografia literária: modernidade, realismo(s) e escuta das formas tradicionais africanas”.
–1999- “Dialéctica da personagem entre o antropológico e o social, nas literaturas africanas de língua portuguesa”.
–1998- “Configuração dos conteúdos de consciência literária, décadas de 1950 e 1980”, nos países africanos de língua portuguesa.
–1997- “A natureza e o espaço nas literaturas africanas de língua portuguesa”.
–1996- “A questão da teoria e das metodologias literárias em face de uma específica ‘estética’ africana”.
-2006- Mesa-Redonda, “Para cima e não para Norte, Colonialismos, Globalizações, Hemisférios”, Teatro de S. Luís, Lisboa.
-2004- Mesa-Redonda, “Literaturas Pós-Coloniais”, ”V Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada”, Universidade de Coimbra.
-2003- Mesa-Redonda, “A língua portuguesa nos espaços da Lusofonia”, Dia de Portugal e das Comunidades/Feira do Livro de Lisboa.
-2003- Curso/Lição, “Para uma Historiografia Literária de Cabo Verde”, Departamento de Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses, Instituto Superior de Educação, Praia.
-2002- Mesa-Redonda, “Afectos e apelos na arte de contar, de Gabriel Mariano, Vida e Morte de João Cabafume”, “Encontro Pedagógico da Associação de Professores de Português”, Secção do Algarve, Faro.
-2002- Curso/Lição, “A literatura cabo-verdiana e a poesia de Manuel Lopes”, vídeo-gravação, Universidade Aberta, Lisboa.
-2002- Curso/Lição, “Introdução à literatura moçambicana”, Departamento de Português, Universidade Palacký, Olomouc.
-2001- Curso/Lição, “A poética de Mário António”, Curso de Licenciatura em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa.
-2001- Curso/Lição, “Oralidade e escrita nas literaturas africanas de língua portuguesa”, Faculdade de Letras, Universidade de Genève.
-2001- Curso/Lição, “A figura do mestiço cultural em Cada homem é uma raça, de Mia Couto”, Universidade de Florença.
-2000- Curso/Lição, “Forma discursiva e problematização da escrita”, em Ualalapi, de Ba Ka Khosa, e em Terra Sonâmbula, de Mia Couto, Departamento de Literaturas Modernas, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.
-1999- Mesa-Redonda, “Literatura oral e identidade nacional”, “Ponte dos Afectos- III Encontro do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa”, Praia, Cabo Verde
-1999- Curso/Lição, “A mulher e o sensualismo na escrita de Germano Almeida, em Os dois Irmãos e Estórias de Dentro de Casa, “Curso livre de literatura contemporânea”, Departamento de literaturas Românicas/ Faculdade de Letras de Lisboa.
-1999- Curso/Lição, “O ideário romântico na formação das literaturas africanas de língua portuguesa”, Departamento de Filologia Galega e Portuguesa, Universidade de Vigo.
-1999- Curso/Lição, “A demanda de histórias, em Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett”, URF de Estudos Ibéricos e Latino-Americainos, Universidade de Paris X, Nanterre.
-1999- Curso/Lição, “A verdade histórica e a ficção literária em O Senhor das Ilhas, de Maria Isabel Barreno”, Universidade de Paris III, Sorbonne Nouvelle.
-1998- Mesa-Redonda, “Literaturas africanas de língua portuguesa”, “Encontros Culturais de Loulé”, com a presença do escritor cabo-verdiano Teixeira de Sousa, Casa da Cultura de Loulé.
-1998- Mesa-Redonda, sobre “Imagens de Cabo-Verde”, “Semana de Cabo Verde”, Instituto Franco-Português, Lisboa.
-1998- Curso/Lição, “Contactos de colonização portuguesa entre os Séc. XV e XIX”, “Curso de Mestrado em Estudos Interculturais”, Universidade Aberta, Porto.
-1998- Curso/Lição, “Introdução às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”, para alunos da Universidade de Vigo de visita à Faculdade de Letras de Lisboa.
-1998- Curso/Lição, “Momentos da evolução das literaturas africanas de língua portuguesa”, Universidade de Toulouse-le Mirail.
-1997- Mesa-Redonda, “Literaturas africanas de língua portuguesa) antes e depois do 25 de Abril”, “Encontros Culturais de Loulé”, com a presença do poeta angolano Tomás Jorge, Casa da Cultura de Loulé.
-1997- Curso/Lição, “Temas dominantes nas literaturas africanas de língua portuguesa”, “Curso de Mestrado em Relações Interculturais”, Universidade Aberta, Lisboa.
-1996- Mesa-Redonda, “Sobre a história da Restruturação da FLUL desde 1974”, nas “Jornadas Pedagógicas”  do Departamento de Literaturas Românicas, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1996- Mesa-Redonda, “Literatura em tempo de viragem democrática. Expectativas”, com a presença dos escritores José Craveirinha, Luandino Vieira, Manuel Rui, Luís Carlos Patraquim e Mia Couto, “Jornadas de Literatura Africana”, Universidade Católica, Pólo da Foz do Douro.
-1996- Mesa-Redonda, “Fundamento e boa oportunidade da CPLP”, “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, Padrão dos Descobrimentos, Lisboa.
-1996- Mesa-Redonda, “A instituição escolar e a literatura cabo-verdiana, em A História das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Problemas teóricos, factos relevantes, protagonistas)”, Associação “O Regresso das Caravelas”, Universidade Católica, Lisboa.
-1996- Curso/Lição, “Evocação de Baltasar Lopes, escritor cabo-verdiano”, vídeo-lição, Universidade Aberta, Lisboa.
-1996- Curso/Lição, “Introdução às temáticas dominantes nas literaturas africanas de língua portuguesa”, Curso de Mestrado em Estudos Interculturais”, Universidade Aberta, Lisboa.
-1996- Curso/Lição, “Influência dos autores portugueses na literatura cabo-verdiana”, “Curso livre de literatura portuguesa contemporânea”, Departamento de Literaturas Românicas /Faculdade de Letras de Lisboa.
-1995- Mesa-Redonda, “Escritores Maria Isabel Barreno, Orlanda Amarilis e Nelson Saúte”, com apresentação do tema “Escrita em Português, que Futuro”, Jornada de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Centro Cultural Português, Mindelo e Praia.
-1995- Curso/Lição, “A ostentação do saber em o Esmeraldo de Situ Orbis, de Duarte Pacheco Pereira”, Leitorado da Universidade de Rabat.
-1995- Curso/Lição, “Ciência, experiência e método experimental em o Esmeraldo de Situ Orbis, de Duarte Pacheco Pereira”, Leitorado da Universidade de Fez.
-1994- Mesa-Redonda, Apresentação do tema “Literaturas Africanas, os autores e as obras”, “Jornadas de Literaturas de Língua Portuguesa”, Universidade de Toulouse-le Mirail.
-1994- Curso/Lição, “O evasionismo na literatura Cabo-Verdiana”, “Curso livre de literaturas africanas de língua portuguesa”, Sociedade da Língua Portuguesa, Lisboa.
-1994- Curso/Lição, “O conto africano contemporâneo escrito”, Faculdade de Filologia/Universidade de Barcelona.
-1992- Curso/Lição, “A Informática na Escola e na vida do professor”, “Semana UNICAT”, Universidade Católica, Lisboa.
-1992- Curso/Lição, “Introdução às Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa”, “Curso de Literaturas Africanas do Instituto de Letras e Ciências Humanas”, Universidade do Minho, Braga.
-1992- Curso/Lição, “Marcos essenciais no desenvolvimento das literaturas africanas de língua portuguesa”, Leitorado de Português da Universidade de Milão.
-1992- Curso/Lição, “A viagem: migração/emigração nas literaturas africanas de língua portuguesa”, EUTI-Universidade Autónoma de Barcelona.
-1991- Seminário de tema “A infância e o optimismo na poesia angolana dos anos cinquenta”, “Jornada Abril Abriu”, EUTI- Universidade Autónoma de Barcelona.
-1991- Seminário de  tema “A obra poética de José Lopes”, “Semana Literária”, Escola de Formação de Professores do Ensino Secundário, Praia.
-1990- Curso/Lição, “A Escola e o seu papel na formação do gosto literário”, Instituto Superior Pedagógico de Maputo.
-1989- Mesa-Redonda, “Situaçäo actual e ensino da Língua Portuguesa em Cabo Verde”, “Expo-Língua/89″, Forum Picoas, Lisboa.
-1989- Seminário de tópico “Uma introdução à literatura de Cabo Verde. Condições e características do período de afirmação nacional (1930-80)”, Universidade Hamburg, Romanisches Seminar, Ibero-amerikanisches Forschungsinstitut.
-1989- Seminário de tópico “Futuro da língua portuguesa em Africa”, Curso de Literaturas Africanas do Prof. Dr. Muller Bochat, Portugiesisch-Brasilicanisches Institut, Universidade de Colónia.
-1989- Curso/Lição, “O nascimento das literaturas africanas de língua portuguesa” (Der Vortrang Findet in Portugiesischer Sprache Statt), Philosophische Fakultät II der Universidade de Würzurg.
-1986- Mesa-Redonda, “Viagem, em Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett”, lançamento do livro de Selos, «Portugal», dos CTT, Forum Picoas, Lisboa.
-1984- Mesa-Redonda, “Originalidade dos escritores cabo-verdianos”, Encontro “Literatura e língua em Cabo Verde”, Semana de Cabo Verde, Município da Amadora.
-1983- Seminário, “Pedagogia das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”, “Encontro de docentes do Ensinos Secundário e Básico de Cabo Verde”, Praia.
-1981- Mesa-Redonda, “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa em Portugal”, “Table-Ronde International-Études Africaines en Europe”, ACCT- Agence de Coopération Culturelle et Technique, Bruxelas.
-1979- Seminário, “A Biblioteca Pública e suas Relações com a Escola”, “Encontro sobre Sociologia da Leitura Literária para professores do Ensino Secundário”, Escola Francisco Franco/CLEPUL, Funchal.
-1979- Curso/Lição, “Praticar a Literatura, Conhecer a Literatura que se Pratica”, programa radiofónico (de três meses, semanal), em colaboração, para formação de professores do Ensino Básico, RDP-1, Lisboa.
-1978- Seminário, “Tendências na Leitura dos Estudantes na Biblioteca Municipal de Belém”, “Encontro sobre Sociologia da Leitura Literária”, CLEPUL/Faculdade de Letras de Lisboa.

Apresentação de Livros, Depoimentos, Comentários
-2013- Apresentação dos livros O Brumário e Outras Derivações, de Arménio Vieira, Arquivo dos Passos do Concelho, Lisboa.
-2012- Depoimento sobre “Elsa Rodrigues dos Santos e a difusão da Língua Portuguesa”, Programas de Português, Lisboa, RDP-2, Lisboa.
-2011- Apresentação dos livros Almanach Luso-Africano, do Cónego Teixeira, Livraria Almedina, Lisboa.
-2011- Apresentação do livro As Quatro Estações- Memórias de um Portugal maior, de Conselheiro José Maria Rodrigues da Silva, Fundação da Casa de Macau, Lisboa.
-2008- Apresentação do livro In Memoriam João Lopes, de João Lopes Filho, Universidade Lusófona de Lisboa, e Associação dos Antigos Alunos Ensino Secundário de Cabo Verde, Lisboa.
-2006- Apresentação do livro Poesia Completa, 1954-2004, de Yolanda Morazzo, Universidade Lusófona, Lisboa.
-2006- Depoimento sobre “O romance Chiquinho e a sua relação com a Claridade, seu valor literário e sua legibilidade actual”, Lisboa, RDP-2.
-2004- Apresentação do livro “Simbologia (geracional) da ´ponte´” no romance A Ponte, de Maria Isabel Barreno, Feira do Livro de Lisboa.
-2003- Apresentação do livro Olhares Partilhados, de João Lopes-Filho, Universidade Lusófona, Lisboa.
-2003- Apresentação do Livro As duas sombras do rio, de João Paulo Borges Coelho, Lisboa.
-2001- Apresentação de poetisa “Evocação de Noémia de Sousa e da sua obra poética inovadora”, na cerimónia comemorativa do aniversário da Autora, RDP-África, Lisboa.
-2000- Depoimento sobre “A modernidade literária cabo-verdiana da década de 1930”, Rádio Nacional de Cabo Verde, Mindelo.
-2000- Depoimento sobre “A Claridade e a figura cultural e literária de Baltasar Lopes/ Osvaldo Alcântara”, Lisboa, RDP-África.
-1998- Apresentação da poetisa Ana Paula Tavares, “A escrita da terra em Ana Paula Tavares”, no lançamento do livro O sangue da Buganvília, RDP-África, Lisboa.
-1998- Apresentação da obra Il Portogallo E I Mari: Un Incontro Tra Culture, Instituto de Cultura Italiano, Lisboa.
-1998- Depoimento sobre “A personalidade literária de Manuel Lopes”, Lisboa, RDP-África.
-1996- Apresentação do escritor Germano Almeida, “Um olhar sobre a ironia de Germano Almeida”, no lançamento do livro Estórias de Dentro de Casa, Espaço Oikos, Lisboa.
-1996- Apresentação da escritora Maria Isabel Barreno, “A escrita labiríntica” para lançamento do livro Círculo Virtuoso, Biblioteca Municipal Galveias, Lisboa.
-1995- Depoimento sobre “A renovação da cena literária cabo-verdiana”, Radio Nacional de Cabo Verde.
-1993- Apresentação de Gerald Moser (Organ.), “Poetas do Almanach-poetas da Lusofonia, Séc. XIX”, para lançamento do livro Almanach de Lembranças 1854-1932, Associação Cabo-Verdiana, Lisboa.
-1993- Apresentação do escritor António Aurélio Gonçalves, “Perfil do escritor António Aurélio Gonçalves”, para lançamento do livro Recaída, Lisboa.
-1992-1991- “Comentário Sociológico” sobre actividade literária portuguesa, Centro Português da Associação Internacional dos Críticos Literários, Livraria Barata, Lisboa.
-1991- Depoimento, sobre “Cultura e literatura cabo-verdianas em língua portuguesa”, Televisão de Cabo Verde, Praia.
-1991- Depoimento, sobre a actualidade: “Não é por se afirmar a ´autenticidade´ que se é autêntico”, “Gazeta de Artes e Letras” da revista Tempo, Maputo.
-1991- Depoimento, “A recepção popular da ‘telenovela’ brasileira em Portugal”, Lisboa, RTP.
-1990- “Comentário Sociológico sobre actividade literária portuguesa”, Centro Português da Associação Internacional dos Críticos Literários, Faculdade de Letras de Lisboa.
-1990- Depoimento, entrevista orientada pelo tema “A narrativa moçambicana, entre o Conto e o Romance”, Televisão Experimental de Moçambique, Maputo.
-1990- Depoimento, entrevista de tema “A literatura estimula a ´revolução´ [literária]“, “Gazeta de Artes e Letras” da Revista Tempo, Maputo.
-1990- Depoimento, entrevista de tema “O poder político ´esteriliza´ [a criatividade de] os autores”, Jornal Domingo, Maputo.
-1990- Depoimento, entrevista sobre a temática “A Cultura não se cria por Decreto”, Jornal Domingo, Maputo.
-1990- Depoimento, entrevista de tema “Não há determinismo ´genético´ na poesia ou na prosa literárias”, Jornal Domingo, Maputo.
-1990- Depoimento, entrevista sobre o tópico “Opiniões sobre literatura moçambicana”, Jornal Notícias, de Maputo.
-1990- Depoimento, entrevista sobre “Literatura, Cultura e Política”, “Suplemento de Domingo” do Jornal Notícias, Maputo.
-1989- “Comentário Sociológico sobre actividade literária portuguesa”, Centro Português da Associação Internacional dos Críticos Literários,  Biblioteca Nacional de Lisboa.
-1989- Apresentação do escritor Gabriel Mariano, “Sentido do comprometimento” na escrita de Gabriel Mariano, para lançamento do livro Vida e Morte de João Cabafume, Lisboa.
-1989- Depoimento “Falando de Baltasar Lopes e do seu papel inovador das letras cabo-verdianas”, Televisão de Cabo Verde.
-1989- Depoimento “Evocação de Baltasar Lopes, homem de cultura”, Rádio Nacional de Cabo Verde, Praia.
-1988- Depoimento “As Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa”, programa “Forma e Conteúdo”, RDP-2, Lisboa.
-1988- Depoimento “Situação da Língua Portuguesa nos PALOP”, programa “Forma e Conteúdo”, RDP-2, Lisboa.
-1988-1982- “Comentário Sociológico sobre actividade literária portuguesa”, Centro Português da Associação Internacional dos Críticos Literários, Associação Portuguesa de Escritores, Lisboa.
-1985- Depoimento “Edição de livros em Portugal”, programa “Forma e Conteúdo”, RDP-2, Lisboa.
-1979- Depoimento “Romantismo na obra de Almeida Garrett”, programa “Forma e Conteúdo”, RDP-2, Lisboa.