Júris Académicos

Agregações
-2009- Arguência da “Lição” nas Provas de Agregação de Carlos Jorge Figueiredo Jorge, apresentadas à Universidade de Évora.
-2008- Membro do Júri das Provas de Agregação de Kelly Benoudis Basílio, apresentadas à Universidade de Lisboa.
-2008- Membro do Júri da Provas de Agregação de Maria Aparecida Ribeiro, apresentadas à Universidade de Coimbra.
-2007- Arguência da “Lição” nas Provas de Agregação de Petar Dimitrov Petrov, apresentadas à Universidade do Algarve.
-2006- Arguência da “Lição” nas Provas de Agregação de Ana Maria Mão de Ferro Martinho, apresentadas à Universidade Nova de Lisboa.

Doutoramentos
 -2017- Aguência na Discussão pública do projecto de Doutoramento de Esperança Madalena Luiseca Ferraz, de título “Aspectos da tradição oral em Niketche, de Paulina Chiziane, e Totonya, de Rosária da Silva”, apresentado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2013- Arguência da Prova de Hilarino Carlos Rodrigues da Luz, Tese de título “O Imaginário e o Quotidiano Cabo-verdianos na Produção Literária de Jorge Barbosa”, apresentado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2012- Arguência principal (Co-orientador) da Prova de Maria da Gloria Calado, Tese de título “Figurations réalistes dans les récits de Teixeira de Sousa”, apresentada à Universidade de Paris IV, Sorbonne.
-2012- Arguência da Prova de Marília dos Prazeres Rodrigues, Tese de título “A Língua Portuguesa como Língua Segunda na Província do Huambo. Caracterização Educativa e Proposta Pedagógica para Formação de Professores”, apresentada à Universidade Nova de Lisboa.
-2011- Arguência de Prova de Maria da Nazaré de Jesus da Silva Torrão Busi, Tese de título “Espaço narrativo e identidade nacional literária: A construção da imagem de um país na literatura de Lidia Jorge, Manuel Rui e Mia Couto”, apresentada à Universidade de Genève.
-2011- Arguência na Discussão pública do projecto de Doutoramento, de Ana Margarida da Conceição Esperança Salgueiro Rodrigues, de título “Ex-île… O exílio nas literaturas das Ilhas Atlânticas (Cabral do Nascimento, João Manuel Varela e João de Melo)”, apresentado à Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
-2010- Membro do Júri (Orientador) da Prova de Mário Joaquim Aires dos Reis, Tese de título “Formas Metafóricas e Registos Descritivos na escrita Carnavalesca de Manuel Rui”, apresentada à Universidade de Lisboa.
-2010- Segundo arguente (Co-orientador) no Júri da Prova de Carla Maria Lopes Ferreira, Tese de título “Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: Percursos de Literatura Narrativa”, apresentada à Universidade de Lisboa.
-2010- Arguência (Co-orientador) da Prova de Maria Belém Reis Serra Pereira Ribeiro, Tese de título “Definição de uma Literatura-Literatura Angolana”, apresentada à Universidade do Minho.
-2010- Arguência (Orientador) da prova de Leonardo de Matos Coe Soares, Tese de título “Diacronia do realismo: narratologia de género em O Dono do Mar, de José Sarney, Lueji, de Pepetela e O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge”, apresentada à Universidade de Lisboa.
-2009- Membro do Júri da Prova de Maria Manuela Jales Camposana de Araújo, Tese de título “Textos Afro-Americanos e Textos Africanos: Dis-Cursos do Eu ao Espelho Repartido da Diáspora Discursiva Moderna”, apresentada à Universidade de Lisboa.
-2007- Membro do Júri da Prova de Valdemiro Jopela, Tese de título “Para uma Caracterização da Poesia Oral Timbila de Vacopi e alguns aspectos do contributo português, 1940-2005”, apresentada à Universidade de Lisboa.
-2007- Membro do Júri da prova de Ana Margarida Godinho Fonseca, Tese de título “Percuros da Identidade. Representações da Nação na Literatura Pós-Colonial de Língua Portuguesa”, apresentada à Universidade de Lisboa.
-2003- Membro do Júri na Prova de Inocência Mata, Tese de título “Ficção e História na obra de Pepetela/dimensão extratextual e eficácia”, apresentada à Universidade de Lisboa.
-2003- Membro do Júri na Prova de José Augusto Nunes da Silva Horta, Tese de título “Rios da Guiné Produção textual e Representação”, apresentada à Universidade de Lisboa.
-2003- Membro do Júri na Prova de Fernanda Maria Correia Lisboa de Almeida Cavacas, Tese de título “Mia Couto: Um Moçambicano Que Diz Moçambique em Português”, apresentada à Universidade Nova de Lisboa.
-2001- Arguência da Prova de Maria Manuela Barreiros Salvador Cunha, Tese de título “Mia Couto, uma Perspectiva Africana na Literatura em Língua Portuguesa”, apresentada à Universidade de Santiago de Compostela.
-2000- Arguência (Orientador) da Prova de Maria Rosa da Rocha Valente Sil Monteiro, Tese de título “C.E.I. Celeiro do Sonho – Geração da «Mensagem»”, apresentada à Universidade do Minho.
-1998- Membro do Júri na Prova de Ana Maria Mão de Ferro Martinho, Tese de título “Cânones Literários e Educação, os casos Angolano e Moçambicano”, apresentada à Universidade Nova de Lisboa.
-1992- Membro do Júri na Prova de Rosaura Gil Marquez, Tese de título “Formas e Processos de Estrutura no Romance Simbolista”, apresentada à Universidade de Lisboa.

Mestrados
 -2017- Arguência da Dissertação, de Fernando Nhaga Cumba, de título “O Passado no Presente e a Literatura Guineense do Século XXI a partir do romance Kiki Matcho – O Desalento de um Combatente”, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2017- Arguência da Dissertação, de Sofia Alexandra Saraiva dos Santos, de título “Projecção da Língua Portuguesa/Questões históricas, sociais, económicas”, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2014- Arguência da Dissertação, de Anaíde Sunamita Cohen Neves da Silva, de título “Figurações do feminino na poesia de José Craveirinha”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
-2013- Membro do Júri (Co-orientador) da Dissertação, de Odete Batista Silva Mosso dos Santos, de título “O Teatro do Músico Ano Nobo”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
-2013-Arguência da Dissertação, de Edgard Fernando Viana da Cruz, de título “As Políticas de Divulgação e Internacionalização da Língua Portuguesa – O Exemplo do Mercosul”, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2012- Arguência da Dissertação, de João Paulo Raposo Pereira, de título “Proposta de produção de materiais didáticos para alunos crioulófonos guineenses- contributo da Análise Contrastiva”, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2012- Arguência da Dissertação, de Natália Valentina Viti, de título “Interferência Linguística do Umbundo no Português e Respectiva Aprendizagem”, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2012- Arguência da Dissertação, de Alexandre Lucas Selombo Sakukuma, de título “Análise Crítica do Programa da Reforma Educativa para o Ensino do Português LS na 7ª Classe em Angola”, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2011- Arguência da Dissertação, de Sara Gomes de Brito, de título “Narração, Linguagem e Simbologias em A Cidade e a Infância, de Luandino Vieira, e Cada Homem é uma Raça, de Mia Couto”, apresentada à Universidade do Algarve.
-2010- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Teresa de Jesus Cardoso Pinto de Sousa, de titulo “Óscar Ribas – A Oralidade que se Escreve”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2010- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Tiago Manuel Martins Aires, de título “Arlindo Barbeitos: Poética da Concisão”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2010- Arguência da Dissertação, de Agnela da Cruz Henriques de Barros Wilper, de título “Problemática do Desenvolvimento Teatral em Angola”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2010- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Tatiana Sousa de Jesus, de título “Fausto Duarte e suas Representações em Auá: Novela Negra”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2010- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Sónia Almeida de Ceita Carvalho Kizimbu, de título “A Construção da Identidade e da Consciência no Romantismo: suas temáticas em Caetano da Costa Alegre”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2009- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Carlos Alberto Serra Teixeira de Sousa, de título “A Crónica em Ernesto Lara (Filho) (Baseado em Crónicas da Roda Gigante)”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2009- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Susana Maria Norte Saraiva Machado, de título “A Arquitectura Romanesca em Portagem, de Orlando Mendes”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2008- Presidente do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Odette Pacheco Castanheira dos Santos Dias, de título “Infância e Juventude na Narrativa Crioula Contemporânea”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2008- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Ambrosina Esperança da Silva, de título “Mundo de Afectos em Chiquinho, de Baltasar Lopes”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2008- Presidência do Júri da Dissertação, de Maria da Conceição Santos Silva, de título “Quando o Escritor Toma Partido: Ficção e História em Bar Don Juan”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2008- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de José Manuel Leite Teixeira, de título “O Realismo na Escrita Poética de Manuel Lopes”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2008- Presidência do Júri da Dissertação, de Junia Bernardes da Silva Schaefers Paul, de título “A Recriação do Universo Goiano por Carmo Bernardes nos contos A Ressurreição de um Caçador de Gatos”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2007- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Latte-Paul Angoli, de título “Formas do Coloniais no Oeste Africano e suas Representações Literárias”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2007- Presidência do Júri da Dissertação, de Eliane Borges Henriques Vieira, de título “A Bastilha e o Xingu: Representações do ìndio em A Expedição Montaigne, de Antonio Callado”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2007- Presidência do Júri da Dissertação, de Maria Raquel Álvares Mendes de Oliveira, de título “A idealização do Gaúcho no Romantismo Brasileiro, Visão Intrínseca e Visão Extrínseca”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2006- Arguência da Dissertação, de Maria Belém Reis Serra Pereira Ribeiro, de título “O tempo e os Mitos – O Mito na (re)construção da Identidade Cultural na Obra de Pepetela”, apresentada ao Instituto de Literatura e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
-2006- Arguência da Dissertação, de Rui Guilherme Figueiredo Silva, de título “Teoria e Poética da Crioulidade Cabo-Verdiana”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
-2006- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Elisabete Ricardo Gomes, de título “Cosmopolitismo e Diáspora Cabo-Verdiana, em Orlanda Amarilis”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2006- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Ana Paula de Castro Bernardo, de título “Em Torno da Poética de Alda Lara (Uma Educação para os Valores)”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2005- Presidência do Júri da Dissertação, de António das Neves Martins, de título “José de Alencar: Nova viseira, novo elmo, outras guerras”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2005- Presidência do Júri da Dissertação, de Tânia Regina Pires Pêgo, de título “Muhuraida, um épico indianista?”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2005- Arguência da Dissertação, de João Domingos Agostinho Menau, de título “A África no Teatro em Portugal: Reflexos do Colonialismo na dramaturgia dos anos 30”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2005- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Helena Teresa da Silva Barrinha, de título “O Debate Imaginário na Ficcionalização da História de José Eduardo Agualusa”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2005- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Dina Teresa Chaínho Chora, de título “António Aurélio Gonçalves: Uma escrita sem Fronteiras Insulares”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2005- Arguência da Dissertação, de Amélia Maria Ruivo Meneses Queirós Barroso Santos, de título “Godido e outros Contos, de João Dias, e o Dealbar da narrativa moçambicana”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
-2005- Presidência do Júri da Dissertação, de Miguel Simão, de título “Três Histórias Três Mitos. A Reconstrução da Mitologia Angolana em O Segredo da Morta, de António Assis Júnior”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2004- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Adriano Paulo Freire Alcântara, de título “Topografia de um Eu Sitiado, sobre a Poesia de Rui Nogar, Silêncio Escancarado e outros poemas”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2004- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria João Alves Borges da Gama, de título “O Universo Feminino em António Aurélio Gonçalves”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2004- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria do Céu Bouças da Silva de Almeida Gomes, de título “A Idade da Sageza em Rioseco, de Manuel Rui”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2004- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Ana Margarida Esperança Bernardo Salgueiro Rodrigues, de título “O Mito da Macaronésia na Ficção de J.T. Didial”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2004- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Carla Maria Lopes Ferreira, de título “A Conquista da Cidade na Narrativa de Luandino Vieira (A Cidade e a Infância e Vidas Novas)”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2003- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Eduarda Caldeira Linares Luís, de título “Recordações da Zambézia no texto de José Joaquim Ferreira, Major do Exército”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2003- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Pedro Jone Tangal, de título “O Conto Africano na Escola Contemporânea (Os Contos Tradicionais Orais nos Manuais de Ensino da Língua Portuguesa, de Moçambique)”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2003- Presidência do Júri (Co-orientador) da Dissertação, de João da Silva Nqueca, de título “O Negro no Teatro de Gil Vicente”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2003- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Luís Filipe Carvalho, de título “Sensualismo e Rebeldia na Poesia da Geração do «Suplemento Cultural»”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2003- Membro do Júri da Dissertação, de José António Nobre Marques Guimarães, de título “A Difusão do Nativismo em África: Cabo Verde e Angola- Séculos XIX e XX”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2003- Arguência da Dissertação, de Laura Fernandes Cravo Branco Alves de Lima, de título “Percursos da Língua Portuguesa em Timor”, apresentada à Universidade Aberta de Lisboa.
-2002- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Ana Alice Mendonça Pinto, de título “O discurso da fé missionária (Relação, de Frei André de Faro)”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2002- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Carla Isabel Louro Gonçalves, de título “A construção do equívoco em viagem de África em o Reino do Dahomé (do Padre Vicente Ferreira Pires)”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2002- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Célia Marília de Jesus Nunes Barata Alves Ferreira, de título “Uma Viagem do Conhecimento do Antigo Reino do Congo, Estudo sobre a Relação do Reino do Congo e das Terras Circunvizinhas, de Filippo Pigafetta e Duarte Lopes”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2002- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Fernanda Maria Figueira Godinho Carrilho, de título “Sobre as escritas da Guiné, nos textos de Francisco Lemos Coelho”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2002- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Isabel da Conceição da Silva Rolim, de título “Os Portugueses em Madagáscar- O Discurso de uma Missão Impossível”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2002- Membro do Júri da Dissertação, de Kioko Koiso, de título “Mar, Medo e Morte, aspectos psicológicos dos náufragos na História Trágico-Marítima e nos testemunhos inéditos”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2002- Arguência da Dissertação, de Maria João Duarte Silvestre, de título “Do feminino na educação em Moçambique”, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2001- Arguência (Co-orientação) da Dissertação, de Maria Eunice Oliveira Afonso Marta, de título “A ordem do tempo político e religioso em A Casa do Pó, de Fernando Campos, o problema da autobiografia histórica”, apresentada à Universidade Aberta de Lisboa.
-2001- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Madalena Alves da Costa Martins, de título “Representações míticas e simbólicas de valores religiosos e profanos comunitários (Guiné-Bissau)” apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
-2000- Membro do Júri da Dissertação, de Agostinho Matias Goenha, de título “A Narrativa nas obras Portagem, de Orlando Mendes, e Estranha Aventura, de Guilherme de Melo”, apresentada Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1999- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Valdemiro Jopela, de título “Um itinerário de um caçador de Marfim”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1999- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Aurora Morais Moreira, de título “Entre Ambriz e Luanda: A viagem de um militar”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1999- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Pierre Malou, de título “Viagem de soberania de um Administrador na Senegâmbia”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1999- Arguência da Dissertação, de Maria Eugénia Dias Isaías Nunes de Almeida, de título “Chinua Achebe, Negritude e a afirmação do povo Igbo”, apresentada à Universidade de Aveiro.
-1998- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Graça Maria Correia de Castro, de título “O périplo missionário e geográfico do Padre Baltasar Barreira em Cabo Verde, Guiné, Serra Leoa”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1997- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Ilda Rodolfo Trigo, de título “A viagem e a construção do espaço no texto de Carl Wiese” apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1997- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Amélia Rodrigues Coelho, de título “Rios de Sena segundo o Relatório Administrativo de Alves Barbosa”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1997- Membro do Júri da Dissertação, de Maria Antonieta Neves Pires, de título “A narrativa epistolar de Fernão Cardim; a ‘Carta Ânua’ ou o outro lado da narrativa”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1997- Arguência no Júri da Dissertação, de Jorge Manuel da Silva Costa Rodrigues, de título “Da comunidade Luso-Brasileira à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, apresentada à Universidade Aberta de Lisboa.
-1997- Arguência no Júri da Dissertação, de Maria Fernanda Cunha Peixoto, de título “A escrita da nação em Almeida Faria e Pepetela”, apresentada à Universidade Aberta de Lisboa.
-1996- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Ana Paula Ribeiro Tavares, de título “Na Mussumba do Muatiânvua quando a Lunda não era Leste. Estudo sobre a Viagem à Mussumba do Muatiânvua, de Henrique de Carvalho”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1996- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Almiro Lourenço Lobo, de título “A escrita do real na Exacta Descrição, de Caetano Xavier, na Verdadeira Relação, de Francisco de Sá e na Representação, dos Banianes”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1996- Presidência do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria do Carmo Guerreiro Vieira de Sousa Miranda Raposo, de título “Viagem do Padre António Gomes ao Monomotapa, uma construção do percurso missionário, do saber e do ser”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1996- Presidente do Júri (Orientador) da Dissertação, de Mulembo Wa Sangwa, de título “Um percurso de conhecimento em Contos e Crónicas, de Arnaldo Santos”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1996- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Isabel Rodrigues Figueira de Sousa Pemptroit, de título “A encruzilhada dos afectos: amor, morte e guerra colonial em Nós, os do Mukuloso, de Luandino Vieira”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1996- Membro do Júri (Co-orientação) da Dissertação, de Ana Margarida Godinho da Fonseca, de título “Referencialidade e representação nas narrativas angolana e moçambicana dos anos oitenta”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1995- Membro do Júri da Dissertação, de Sara Manuela Ribeiro Martins Augusto, de título “O compêndio narrativo do Peregrino da América de Nuno Marques Pereira: dos maus caminhos da terra aos bons caminhos do céu”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1995- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Maria Cristina Lança de Mello, de título “Configurações do imaginário emigrante na Literatura Cabo-Verdiana”, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-1994- Membro do Júri (Orientador) da Dissertação, de Luís Filipe Redes Palma Ramos, de título “Romance de temática angolana e discurso político durante o Estado Novo (1930-1960)”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1992- Arguência (Orientador) da Dissertação, como Prova de Aptidão Pedagógica, de Francisco Manuel Antunes Soares, de título “Para uma estilística da poesia angolana, os poemas do séc. XIX publicados no Almanach de Lembranças Luso-Brasileiro” apresentada à Universidade de Évora.
-1990- Arguência da Dissertação, de Isabel Maria Abranches Ramos, de título “A construção da personagem no universo narrativo de Histórias do Desencanto, de Lygia Fagundes Telles”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1989- Arguência da Dissertação, de Hannelore Felizitas Nadolnÿ da Silva, de título “Um olhar sobre os contos Mandingas”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1989- Arguência da Dissertação, de Petar Petrov, de título “Ruben Fonseca, da temática à ideologia em Feliz Ano Novo”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1989- Arguência da Dissertação, de Fernando Gomes Marques do Vale, de título “A Obra infantil de Monteiro Lobato, inovações e repercussões”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1989- Presidência do Júri da Dissertação, de Augusta Zuzarte Afonso da Silva Canas da Cunha, de título “Maïra, Memorial de um povo desfeito”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-1988- Membro do Júri da Dissertação, de Ana Maria Mão de Ferro Martinho, de título “Narrativas curtas de ficção e seus autores, Angola, Cabo Verde, Moçambique”, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Equivalências de Grau
-2006- Presidência do Júri de avaliação de um “Mémoire” de D.E.A., de título «Les récits de voyage subsaharienne aux XVIIe & XVIIIe Siècles: à la découverte des grands mythes africains»”, apresentada por Paulo Jorge Alves Vaz, para “Reconhecimento da habilitação a nível de Mestrado” em Estudos Literários, especialidade em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-2001- Membro do Júri de avaliação para Equivalência ao grau de Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, requerida por Maria da Glória de Brito, de um Mémoire “«Les Espaces et les Voix», de l’étude du contexte linguistique et littéraire africain à l’approche comparative des nouvelles Vie et mort de João Cabafume, de Gabriel Mariano, et Voltaïques, de Ousmane Sembène”, aprovada na Universidade de Toulouse- Le Mirail.
-2000- Membro do Júri para apreciação do pedido de Equivalência ao grau de Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, requerida por Susana de Oliveira Silvares Máximo, por apresentação da Dissertação “The Batuque: A Study of a Female Musical, Literary Performance from Cape Verde”, aprovada na Universidade de Oxford.
-1998- Membro Relator do Júri para apreciação do pedido de Equivalência ao grau de Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa, requerida por Luciano Caetano da Rosa, por apresentação da Tese «Die Lusographe Literatur der inseln São Tomé e Príncipe: Versuch einer Literaturgeschichtlichen darstellung», defendida e aprovada na Universidade de Frankfurt.
-1996- Membro do Júri para apreciação do pedido de Equivalência ao grau de Mestre em Literatura Moçambicana, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, requerida por Rosânia Pereira da Silva, por apresentação da Dissertação “Mecanismos de Subversão na Literatura Moçambicana, Vozes Anoitecidas, de Mia Couto”, Mestrado em Língua Portuguesa, defendida e aprovada no Departamento de Letras da Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.
-1996- Membro do Júri para apreciação do pedido de Equivalência ao grau de Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, requerida Maria Fernanda Afonso, por apresentação de um “Mémoire” “Aspects de la littérature angolaise contemporaine, Maka na Sanzala (Mafuta) d’Uanhenga Xitu” pour l’obtention du Diplôme d’Études Aprofondies, defendida e aprovada na Universidade de Toulouse- le Mirail.

Concursos
 -2015- Membro do Júri no Concurso para atribuição de Bolsa de Doutoramento pelo CHAM (Centro de História d`Aquém e d´Além Mar), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-2015- Membro do Júri no Concurso para atribuição de Bolsa de investigação pela Unidade de investigação do CHAM (Centro de História d´Aquém e d´Além Mar), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-1997- Presidência do Júri para apreciação curricular e selecção de um candidato ao lugar de Professor Adjunto da área de Humanidades, em concurso aberto pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
-1996- Membro do Júri para apreciação curricular e selecção de um candidato ao lugar de Professor Coordenador da área de Literatura Portuguesa, em concurso aberto pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.