Percurso Académico
-2004- Agregação, pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Relatório Espaço e Imaginário Crioulos na Literatura Cabo-Verdiana e Lição A Escrita do Destino (urbano e rural) em dois contos de Gabriel Mariano, domínio Literatura Cabo-Verdiana, para leccionação a nivel de Mestrado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
-1988- Doutoramento,  pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Tese  A Ficção de Baltasar Lopes – Contributo para a Originalidade da Literatura Cabo-Verdiana, domínio Literatura Cabo-Verdiana, área «Literatura».
-1981- Mestrado (componente pedagógica), pelo Departamento de Literaturas Românicas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, domínio Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, área «Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa».
-1975- Licenciatura, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Curso «Filologia Românica».
-1970- Curso liceal, área de Letras, pelo Liceu Passos Manuel, Lisboa.

Formação Complementar
Humanística
-1984- Curso Internacional de «Cultura e Religiões em África», com relevo para as lições de Léopold Sédar Senghor, Universidade Católica de Lisboa.
-1983- Investigação de tópico “Marcas da oralidade na escrita”, Institut Fondamental de L´Afrique Noire (IFAN), Archives Culturels du Sénégal e  Universidade Cheikh Anta Diop, Senegal, Bolseiro do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
-1983-1982- Investigação de tópicos  “Géneros da literatura oral”, “História das literaturas orais do Oeste Africano”, “Didáctica e pedagogia das literaturas orais”, “Críticas tradicional e contemporânea”  e  “Relações entre literaturas tradicional e contemporânea”, Universidade Cheik Anta Diop, Dakar, Bolseiro do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
-1982- Investigação de tema “Implantação e integração das Escolas Primária e Secundária em Cabo Verde”, Praia, em regime de cooperação patrocinada pelo Ministério da Educação e Cultura de Portugal.
-1978- Seminários de «Semiótica e Linguística» do Centro Internazionale di Semiotica e di Linguistica,  Universitá Degli Studi, Urbino, com incidência nos Cursos de Michel de Certeau, Tzvetan Todorov, Franz Gunthner, John Pier, Paul Buissac, Silvio D’Arco Avalle e Umberto Eco, Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
-1974- Seminário de «Ciências da Educação», orientação pedagógica de Jeannine Filloux e Claude Filloux, Liceu Pedro Nunes, Lisboa.

Técnico-Científica
-1967- Frequência do Curso de Agente Técnico de Engenharia Química Laboratorial, pelo Instituto Industrial de Lisboa.
-1966- Curso Complementar de Química Analítica Laboratorial e Tecnológica, pela Escola Industrial Fonseca Benevides, Lisboa.
-1963- Curso Secundário de Química Analítica Laboratorial, pela Escola Industrial Fonseca Benevides, Lisboa.

Domínios de Docência (Faculdade de Letras de Lisboa)
Literatura Brasileira, Métodos de Análise Literária, Introdução aos Estudos Literários, Semiótica Literária, Metodologia do Trabalho Científico, Literatura Cabo-Verdiana, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literaturas Pós-Coloniais Comparadas, Literatura de Viagens.

Especialização
Literatura e Cultura Cabo-Verdianas, Historiografia Literária Cabo-Verdiana.