Retrato_sem_sombra_small

   Alberto Carvalho

 Alberto Duarte Carvalho, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa/FLUL, aposentado em 2007.

    Desde o ano lectivo de 1974/1975 docente do Departamento de Literaturas Românicas, da Faculdade de Letras de Lisboa, nas áreas de Poética (Teoria literária, Semiótica literária, Métodos de análise e leitura literária, Metodologias de Investigação) e de Literaturas Africanas  de Língua Portuguesa, com especialização no domínio da Cultura e Literatura Cabo-Verdianas e de Literatura de Viagens.

     Docente convidado por instituições universitárias de diversos países europeus e africanos, Brasil e, nomeadamente, Cabo Verde, país com o qual mantém uma continuada relação de trabalho há várias décadas.

    Investigador do Centro de História da Faculdade de Letras de Lisboa,  área “Atlantic Studies / Cultural Encounters and Intersecting Societies”, interessando-se por investigação teórica e ensaística em Historiografia, Cultura e Literatura Cabo-Verdianas, Literatura de Viagens e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

      Natural do Ribatejo, concelho de Santarém (Moçarria, 02/12/1937), cidade onde iniciou os estudos liceais, retomados em Lisboa (década de 1950), na área técnica de química laboratorial, depois reordenados (década de 1960) para o domínio das Humanidades.